Atividades da BESM no ano letivo 2012/2013

 

Atividades que se realizaram ao longo do ano letivo 2012/2013:

Plano de AtividadesBESM.pdf (507 kB)

Manuela Barreto Nunes e do Escritor Richard Towers

A Escola Secundária Sá de Miranda, de Braga, e a sua Biblioteca Escolar resolveram comemorar o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, o mês de Outubro, com a presença da Bibliotecária Manuela Barreto Nunes e do Escritor Richard Towers.

Instituído pela International Association of School Librarianship (ISAL), o mês de outubro permitirá aos responsáveis das Bibliotecas Escolares de todo o mundo celebrar a importância das mesmas. O tema deste ano é o seguinte: “Bibliotecas Escolares: uma chave para o passado, presente e futuro”. Segundo o Gabinete da Rede das Bibliotecas Escolares (RBE), a justificação do tema para o ano de 2012 deve-se simplesmente ao facto das Bibliotecas Escolares serem “uma chave para o passado, porque sem memória e transmissão do conhecimento seria impossível receber a herança e património de saberes, que hoje nos identifica a todos; uma chave para o presente, porque só através do domínio da informação e gestão do conhecimento, que configuram a nossa era, podemos dar continuidade a esse legado, enriquecê-lo e projetá-lo no tempo”; e, finalmente, uma “chave para o futuro, porque este dependerá sempre da ação, expectativas e capacidade de gerir as mudanças com que o desejamos tecer.”

Neste âmbito, a Escola Secundária Sá de Miranda e a sua Biblioteca Escolar, com a sua rica resenha histórica e espólios recentemente doados como o de Alceu Amoroso Lima, Humberto Soeiro e P. Alberto Azevedo, resolveu comemorar o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares nos dias 24 e 25 de outubro.

No dia 24 de outubro, tivemos a presença do escritor Richard Towers, pelas 10 h.00, que nos propos uma incursão pelo seu inovador mundo literário, através das obras “Tempo”, “Reflexos” e “O Desafio”, os seus mais recentes lançamentos. Nesta abordagem, penetraremos no íntimo processo criativo do autor, ficando a conhecer os segredos por detrás da conceção do livro-relógio, do livro-espelho e do livro-xadrez. Richard Towers é candidato a vários prémios de inovação e promete edificar uma carreira ímpar através da sua visão única e original da literatura e do livro.

 No dia 25 de outubro, pelas 15h00, tivemos a presença da Doutora Manuela Barreto Nunes, que nos preencheu e envolveu com o seu discurso sobre a essencialidade das Bibliotecas. A Bibliotecária Manuela Barreto Nunes é Doutorada em Documentação pela Universidade de Granada (2003), Professora auxiliar e Diretora da Biblioteca Geral da Universidade Portucalense. Investigadora no CIDEHUS - Centro Interdisciplinar de História, Cultura e Sociedades da Universidade de Évora.

Feira do Livro de Braga 2012 - Sessão com o romancista Francisco Moita Flores

 

Exposição

O QUE É O TEATRO?

Qua. 27 Fev. ~ Sex. 15 Mar.

 

EXPOSIÇÃO | ENTRADA LIVRE

 

Auditório da Escola Secundária Sá de Miranda

Produção/ Edição: Ministério da Cultura / Direcção-Geral das Artes

Comissariado Científico: Maria João Brilhante / Centro de Estudos de Teatro

Composição: 25 painéis (cartazes), com 98 x 68 cm

Exposição dedicada à Comemoração do Dia Mundial do Teatro e desenvolvida no âmbito do Programa Território Artes, a Exposição O Que é o Teatro? pretende através de imagens e texto, abordar de forma pedagógica o Teatro, a sua expressão ao longo do tempo, os intérpretes, os autores, os textos, os públicos, os aspetos sociais e os espaços de representação.

A Exposição apresenta-se também como um suporte de referência para o público jovem e escolar, sublinhando a criação e fruição das artes como elemento indissociável do processo de desenvolvimento social e do aprofundamento do exercício da cidadania.Auditório da Escola Secundária Sá de Miranda.

 

 

Presença do Prof. Jorge Rio Cardoso para apresentação do livro «Método Ser Bom Aluno - ‘Bora Lá»

No dia 19 de fevereiro, pelas 14.00 h, esteve presente, na nossa Escola, o Professor Jorge Rio Cardoso, para apresentação do livro «Método Ser Bom Aluno - ‘Bora Lá».

 

Escola Secundária Sá de Miranda

Decorreu a Semana da leitura 2013: O Mar de 8 a 12 de abril

Textos literários alusivos ao tema - O Mar

O Mar(textos).pdf (1,8 MB)

Dia 10 Presença do escritor Aníbal Ávila Castro, no Auditório para a apresentação do livro - O Guerreiro Psíquico, que nos falou desta sua 1ª obra e de todo o processo criativo para a construção de uma narrativa.

Dia 11 - Presença do escritor Moita Flores, na Biblioteca Antiga, que após nos ter falado da riqueza patrimonial dos livros, da imortalidade que ela encerra, transmitiu-nos a mensagem de que a comunicação pessoal, presencial é fundamental para o desenvolvimento afetivo, valorativo e psiquico do ser humano. Terminou a apresentação dizendo que a nossa Biblioteca Antiga é….Um Presépio!

Dia 12 - Presença do Dr. Manuel Costa, na Biblioteca, Diretor da Biblioteca da Póvoa de Varzim,que nos falou da importância do mar na nossa literatura e cultura e do projeto da lancha poveira.

 

 

Debate: Como ensinar História no século XXI?, dia 15 de abril às 14 horas

O autor, Gabriel Mithá Ribeiro, autor do ensaio “O Ensino da História" esteve presente, na Escola Sá de Miranda, para debater como deve ser o ensino desta disciplina tendo em conta as rápidas mudanças da sociedade contemporânea.

 

Atividades que se realizaram ao longo do ano:

 

Dia 19 de abril, 10.00 h., no Auditório, presença do Prof. Ivo Machado e Prof. António Sousa

Declamação de Poesia de Camões, Cesário Verde, Poetas do século XX, entre outros.

 

Feira do Livro de Banda Desenhada 22, 23 e 24 de Abril

 

Dia Internacional do Livro: 23 de Abril

O Ilustrador Hugo Teixeira, dia 23 de Abril de tarde.

 

Percurso Camiliano

No dia 4 de maio, no âmbito do 1º Encontro de Autores do Minho - camilo Castelo Branco - realizamos um percurso Camiliano pelo Centro da Cidade de Braga denominado «Em Braga, com Camilo: roteiro camiliano de Braga» e orientado pelo Dr. João Paulo Braga .

1º Encontro de Autores do Minho - Camilo Castelo Branco

O 1º Encontro de Autores do Minho, decorreu  nos dias 3 e 4 de maio, no Auditório da Escola,  este ano dedicado a Camilo Castelo Branco, contou com a envolvência de várias Escolas: Alberto Sampaio; D. Maria II; Maximinos, Sá de Miranda e com a Casa de  Camilo—Museu/ Centro de Estudos.

Foi um encontro dedicado a Camilo e à sua obra literária, no sentido de homenagear, divulgar e promover a sua obra de excelência.

 

Abertura da Exposição «Medir a Terra, Passar os Mares», de 10 de maio a 21 de junho, envolvendo toda a Comunidade Escolar.

A Exposição estará patente no Museu e no Auditório da Escola.Pretendemos comemorar O Mar (tema da 7ª edição da Semana da Leitura) e 2013, Ano Internacional da Matemática e do Planeta Terra.

Exposição aberta ao público.

 

© 2012 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode