Atividades da BESM no ano letivo 2013/2014

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2013/2014

Plano de AtividadesBEASM201314.pdf (1561294)

LANÇAMENTO DA REVISTA - LIBERDADE

Lançamos, hoje, dia 6 de junho, pelas 10.00 h., na Biblioteca Sá de Miranda, a nossa Revista de Agrupamento, cujo tema foi a Liberdade.

Agradecemos a todos que connosco colaboraram para a realização desta Revista.

O FIM DA MONARQUIA

Está patente, no Auditório da Escola Sá de Miranda, de dia 3 de Outubro a 20 de Novembro, uma exposição fotográfica, biográfica e bibliográfica dos Reis de Portugal. Nesta exposição está acessível, também, a evolução das Bandeiras portuguesas, desde o início da nacionalidade até à implantação da República.

Esta exposição pretende assinalar o 5 de Outubro, olhando para a nossa história como condição de possibilidade de compreender o presente.

PARTICIPAÇÃO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SÁ DE MIRANDA NA FEIRA DO LIVRO DE BRAGA

Apresentação do Livro        Exposição Permanente e apresentação do livro" Padeira de Aljubarrota" de Maria João Lopo de Carvalho

CHÁ COM LIVROS - PROF. DOUTOR LUÍS ALEXANDRE SILVA PEREIRA

A Biblioteca da Escola Sá de Miranda realizou, no dia 15 de janeiro, o seu 1º Chá com livros. tivemos a honra de receber o Prof. Doutor Luís Alexandre Silva Pereira, que nos veio falar da grandiosa obra “Os Lusíadas” de Luís Vaz de Camões.

O 2º Chá com livros está agendado para o dia 21 de março, dia mundial da poesia, que se realizará na carismática e "opulenta" Biblioteca Antiga da Escola Sá de Miranda."

"O INSECTO IMPERFEITO"

Presença da Dra. Beatriz Lamas de Oliveira, autora do livro"O Insecto Imperfeito", no dia 19 de fevereiro, pelas 10.00 h., no Auditório da Escola Sá de Miranda.

II ENCONTRO DE ESCRITORES DO MINHO - MARIA ONDINA BRAGA

Amanhã vamos receber na sala 202 e no Teatro da nossa Escola um  grupo de alunos e professores de várias escolas, no âmbito do II Encontro de Escritores Do Minho – este ano dedicado à escritora bracarense Maria Ondina Braga – organizado pelo Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio.

Maria Ondina Soares Fernandes Braga frequentou o Liceu Sá de Miranda de 1932 a 1938.

No seu livro “ Vidas Vencidas” fala na sua sala de aula «A minha turma é acolá! Aquela janela de esquina no segundo andar.» (p. 64) e no teatro «Todos os sábados ao fim das aulas, conferências para os alunos no teatro do liceu. (...)  Tema de conferência daquele sábado, a China. Contra o costume, nenhum dos professores ou alunos adiantados, mas um desconhecido.(...)

...Tudo sempre tão interessante, quando...

... quando o reitor, na primeira fila, a erguer-se, pedindo desculpa, mas eram horas...» (pp.173 a 178.) .´

O fascínio de Ondina pelo Oriente, e pela China, em particular, começa com esta conferência.

SEMANA DA LEITURA

Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sá de Miranda

Semana da Leitura 2014 - 17 a 21 de março

Oitocentos Anos da Língua Portuguesa

Programação

Dia 17- Abertura da Semana da Leitura – Exposição sobre os Oitocentos  Anos da Língua Portuguesa, patente na Biblioteca Sá de Miranda

Dia 17 - Concurso Concelhio da leitura Braga a Aler+ - EB23 de Palmeira - Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva

Dia 18 - 10.00 h.-Palestra proferida por Alberto Matos, sobre os Oitocentos Anos da Língua Portuguesa, no Auditório da Escola Sá de Miranda

Dia 18 de março (manhã)  - Encontro com os escritores Ana Paula Figueiredo e Pedro Manuel Figueiredo nas Escolas de  1° Ciclo da  Ortigueira e da Presa, para apresentação do livro "A Galinha Pitanga".

Dia 18 - Apresentação pública do Portal da Rede Bibliotecas de Braga/Catálogo coletivo

Dia 19 –15.00 –   Apresentação do livro “ Lobo Mau Ataca a República dos Três Porquinhos”, pelo autor - Paulo César, no Auditório da Escola Sá de Miranda

Dia 19 – (manhã) Dramatização de um conto tradicional recolhido por Teófilo BragaTeatro de fantoches "A Revolta dos Micróbios", Apresentação da recolha de Lendas locais, Biblioteca de Dume

Dia 19 – Estafeta de Leitura – EB2,3 de Palmeira

Dia 20 – Mural da Língua Portuguesa – na Biblioteca de Palmeira

Dia 21 – 10 .00 h  - 2º  Chá com Livros- Dedicado à poesia, na Biblioteca Antiga da Escola Sá de Miranda

Dia 21 - ALer+ todos os dias Em cada dia da semana, o professor da primeira aula da turma, lê um texto, colocado no livro de ponto, EB2,3 de Palmeira  e todas as Escolas de 1º Ciclo

2º Chá com Livros, no dia 21 de março, Dia Mundial da Poesia, na Biblioteca Antiga da Escola Sá de Miranda

Feira do Livro - dias 5, 6, 7 e 8 de maio

No âmbito da Feira do Livro realizada na Escola Sá de Miranda, recebemos os seguintes convidados:

No dia 6, pelas 10.00 h. no Auditório da Escola Sá de Miranda, o escritor Ilídio Carreira, para apresentação do livro “Nunca Serei Velho” e  no dia 7, pelas   10.00 h., na Biblioteca Antiga, o escritor , Alexandre Rocha, para apresentação do Romance Histórico da sua autoria"A Conspiração dos Fidalgos".