Atividades da BESM no ano letivo 2019/2020

Semana da Ciência e da Tecnologia

Semana da Ciência e da Tecnologia na Escola Sá de Miranda

A Semana da Ciência e Tecnologia decorreu na Escola Sá de Miranda, de 19 a 25 de novembro, tendo tido um leque diversificado de atividades a que a Comunidade Educativa não se mostrou indiferente.

No dia 19, pelas 10h30, a turma 10.º1, acompanhado da docente Ana Maria Faria, de Físico Química, assistiu à Inauguração da Semana da Ciência e da Tecnologia. As docentes Cândida Batista, Joana Lopes e Ana Maria Faria procederam a uma breve apresentação das atividades a serem realizadas durante esta Semana, do trabalho de Museu, do Website do Museu e da apresentação de um projeto de trabalho para a turma, no âmbito da Ciência e do Museu da Escola Sá de Miranda.

Pelas 11h30, tivemos a brilhante Palestra“Eça de Queirós e a Química” do Professor Doutor João Paulo André, do Departamento de Química da Universidade do Minho. Os 101 alunos presentes e respetivos docentes tiveram a oportunidade única de ver interligada a Química com a Literatura. O Palestrante demonstrou, através de excertos das obras de Eça de Queirós, que o escritor tinha conhecimentos bastante atualizados de Química, utilizando-os para fundamentar os seus enredos. Encontramos cerca de quarenta produtos químicos na sua obra de natureza realista. Assim, a Química encontra-se muito presente nas suas fabulosas descrições. Esta constatação funcionou como uma grande “surpresa”, dando-nos uma nova visão sobre a obra queirosiana.

No dia 20, acompanhados pelos Professores Sérgio Leite e Adelaide Sousa, oito turmas e respetivos docentes tiveram a excelente oportunidade de efetuarem o “Percurso interpretativo da ecologia da quinta”, percorrendo, cada grupo, a Quinta da Escola Sá de Miranda, durante cerca de 15 minutos. O momento crucial foi o avistamento dos quatro gamos – duas fêmeas, um macho e uma cria. Foi um momento de uma beleza bucólica inigualável.

Na quinta-feira, dia 21, no auditório, pelas 10h30, o Professor Doutor Luís Cunha, do Departamento de Física da Universidade do Minho, brindou os 146 alunos presentes, do ensino secundário, das diferentes áreas, os respetivos professores e mais alguns elementos presentes, com a comunicação: “Celebrando exploradores e descobertas: de Fernão de Magalhães a Albert Einstein”. A sua palestra foi além dos 50 minutos previstos, atendendo ao interesse demonstrado, por alguns alunos sem aulas e, ao de uma turma, que quiseram prolongar por mais tempo a comunicação e debate, para verem  e ouvirem, para debaterem, para esclarecerem todas as suas dúvidas. Nesta palestra, relacionaram-se temáticas das áreas da Física, da História, da Geografia, da Biologia, o que acabou por tornar a apresentação mais interessante e dinâmica.

No dia 25 de novembro, a encerrar a Semana da Ciência e Tecnologia, pelas 10h30, a Professora Doutora Teresa Monteiro, do Departamento de Produção e Sistemas, da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, demonstrou a “Aplicação da Matemática no estudo duma campanha de Marketing Viral – o caso da Dove”, a 95 alunos, do ensino secundário e aos seus respetivos professores. Mostrou-nos como as campanhas de Marketing influenciam as pessoas na aquisição de produtos e como as aplicações matemáticas permitem auxiliar na compreensão e viabilidade do investimento na produção e venda de um determinado produto.

Tivemos como suporte, para toda a Semana da Ciência e Tecnologia, a Exposição “Põe-te à Tabela – Os 150 anos da Tabela Periódica dos Elementos”. No decorrer desta, procedeu-se à visita ao Museu (com ou sem explicação da resenha histórica da Escola e de todo o seu espólio) a 67 pessoas (com ou sem visita agendada). No dia 19/11, pela manhã, a docente Fátima Barbosa fez-se acompanhar do 11.º 7. De tarde, a docente Flora Alves, pelo 2P3. No dia 21/11, pela manhã, efetuou-se a visita ao Professor Doutor Luís Cunha. No período da tarde, acompanhou-se um grupo do Espaço Sénior de Celeirós, Aveleda e Vimieiro, composto por 10 adultos e pela monitora a Dra. Ângela Rodrigues (11 no total). No fim do dia, fez-se a visita a um Encarregado de Educação de uma aluna do ensino secundário. No dia 22/11, ao final da tarde, efetuou-se a visita a uma ex-aluna (anos 90) e à sua filha de 6 anos. No dia 25/11, realizou-se a visita à Professora Doutora Teresa Monteiro.

A Semana da Ciência e Tecnologia é um acontecimento que, a partir de agora, se vai repetir todos os anos, dado que foi relevante em termos culturais,  interessante em termos de curiosidades, inspiradora para novos questionamentos e inédita em ligações interdisciplinares quase improváveis.